Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008

12 Makakos

 

 

Os 12 Makakos são uma das crews mais numerosas e carismáticas do hip-hop em Portugal, num percurso que se aproxima, agora, dos 6 anos, com destaque natural para a evolução e persistência que têm movido pelo breakdance em Portugal. Mas não é só de breakdance que o crew trata. É muito mais autentica a sigla 12M, que explora de Lisboa ao Barreiro, um pouco por todo o país, através dos campeonatos que ganharam até agora, da animação genuína que transmitem, sempre fiel à cultura de rua, para a rua, para o palco, exposta nas paredes, no mic, vinil, etc., em que o objectivo é sempre qualidade, evolução e conhecimento.
 
"12 Makakos é a única crew que tem o seu próprio movimento, que evidencia o que é o hip-hop como cultura, eu sei que o nome é bastante explosivo, mas o trabalho que desempenhamos permitiu-nos deixar os 12 Makakos como referência no hip-hop nacional."
 
Segundo MyStyle, o início desta crew deu-se quando o grupo do Barreiro, e os colegas que tinham participado na primeira Portugal Battle se quiseram unir numa só crew. Anteriormente, já se tinham juntado para dançar na rua, no metro, e até mesmo em festas. Assim, o movimento do grupo b-boys, tinha continuado muito pelos Urban Stills (Estilos Urbanos), já dançavam à dois anos quando decidiram que seria o momento ideal para se juntarem, na segunda edição Portugal Battle, e marcarem uma nova vertente, com uma filosofia muito própria, bem como groove, dança e conhecimentos. MaStyle, um elemento da crew, consegue destacar, entre muitos momentos, a Euro Battle 2007, pois apesar de não terem participado, foi um momento de grande diversão, em que se sentiram mais unidos como um grupo, convivendo com os b-boys que apreciam ver dançar, e trocar conhecimentos.
 
Jayrock, outro elemento do grupo, a crew«12 Makakos surgiu da parceria entre duas crews, Urban Stills de Lisboa e Wild Rockers do Barreiro, que era a minha crew. Eu conheci-os quando eles vieram cá ao Barreiro participar num concurso de break no início de 2001, a partir daí começámos a combinar treinos juntos, depois a aprender uns com os outros e quando demos por isso éramos todos uma só crew e acabámos por ganhar a primeira Portugal Battle em Almada no fim de 2002 a representar a cidade do Barreiro, porque a competição era por cidades. No ano seguinte a competição já era por crews mas não tínhamos nenhum nome para o grupo de doze b-boys que iam participar, então no meio da confusão surgiu o nome 12 Makakos e ficou, em dez minutos enquanto esperávamos pelo cacilheiro para bazar para a battle."
Para Crys, o seu inicio na crew «foi como seguidor», citando que «onde quer que eles estivessem eu estava lá (…) Fomo-nos conhecendo a pouco e pouco… até estar em família.». Crys não esteve sempre ligado a Portugal. Os seus principais marcos de percurso foram na Alemanha, pela arte do Graffiti, uma arte que na sua vida é como o próprio coração e cérebro, funcionando simultaneamente.

  "Nós antes de sermos uma crew de breakdance somos um grupo de amigos (ninguém entra por ser convidado) e cada um de nós tem a sua maneira de ser, os seus gostos, e todos respeitam isso."diz Fidel.

 
baseado numa intrevista à crew
Rita Silva
Um dos artistas, evocados em cima, da crew:
j
 
 
 
 
          
 
 
MaStyle   
publicado por TheWriters às 19:34
link do post | comentar | favorito

.TheWriters

Quem somos nós?

Joel Varela

Catarina Figueiredo

Rita Silva

Carla Pereira

Carlos Marques

.Participa!

Para participares clica aqui.

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
17
18
19

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Pesquisa no nosso blog

 

.Arquivo

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.Algumas Fotografias

.Últimos Posts

. Vila Madalena

. Black Eyed Peas

. Participa!

. K'Naan - Dreamer

. MC Sagas

. The Notorious B.I.G.

. Tupac

. Breakdance nos Dedos

. Atum & vandRei Electro Da...

. Montana Factory

. Klit

. O Nosso Projecto

. O dia-a-dia de André Garr...

. VSP/LAU - Fotografias do ...

. O que é a Arte?

.tags

. todas as tags