Terça-feira, 9 de Dezembro de 2008

Visual Street Performance - Visita ao LAU

Após a primeira visita, feita por mim e em nome do grupo, foi possível elaborar-mos uma análise mais detalhada sobre o mesmo. Daí que:

 

1)    Descrição do espaço/evento:
 
Para podermos descrever o espaço, e principalmente todo evento, é necessário responder a algumas perguntas, perguntas essas às quais me debrucei ao longo da quinzena descobrindo as suas respostas. Essas respostas podem ser descobertas ao clicares nas próprias perguntas.
  1. O que é a GRRAU?
  1. O que é o LAU?
  1. O que é a GAU?
  1. O que é a FAU?
 
Espaço:
O espaço que este evento ocupa é o edifício número 103 da Rua do Norte do Bairro Alto, em Lisboa. Este edifício fora em tempos ocupado pela redacção do jornal histórico A Capital. Longa é a sua história daí até aos tempos actuais. O número 103
 Foi ainda ocupado por um grupo de teatro chamado Artistas Unidos, facto visível no próprio edifício, onde numa das portas do primeiro piso lê-se «Não é permitida a entrada após o inicio do espectáculo». Conta-se ainda a década que permanecera vazio, ao abandono, facto esse visível na degradação do edifício, desde humidades à própria deterioração dos materiais. Hoje, e durante três semanas, desde o dia 27 de Novembro de 2008, é a vez da Visual Street Performance ocupar este espaço, cedido pela autarquia, totalmente renovado e embebido em arte. Depois da arte teatral, chega a arte gráfica, da pintura em tela ao graffiti, do chão às paredes, do tecto às janelas.
Nas fotografias no ponto 4), é visível a diferença entre “o antes e o depois”. Primeiramente tem-se quatro fotografias do espaço antes do projecto, onde é observável o mau aspecto e o abandono do edifício.
 
Evento:
Em relação ao evento tem-se que é uma proposta centrada numa parceria entre a GRRAU e a VSP (Visual Street Performance), sendo um evento de carácter anual cuja edição 2008 se encontra a projectar acontecimentos em vários locais em simultâneo, de forma a dinamizar, numa fase inicial, as iniciativas do Laboratório (LAU).
Ou seja, à semelhança do que já foi desenvolvido para o espaço da Galeria Graça Brandão no Bairro Alto, onde a VSP se instalou em 2005 e 2006, procura-se no espaço da Rua do Norte 103, gerar o mesmo tipo de dinâmica.
O evento VSP deste ano, realizar-se-á entre as datas de 27 de Novembro e 14 de Dezembro, sendo que se projecta, após a sua consecução, dar início a novas actividades de ocupação do espaço dentro dos propósitos específicos da GRRAU, convidando outros intervenientes de forma a gerar a dinâmica descrita no programa.

Está em aberto a possibilidade de fazer o lançamento da iniciativa FAU igualmente através da VSP, sendo que, para tal, se lançaria a iniciativa da melhor forma, gerando o melhor exemplo para acções subsequentes.
 
 
 
2)    Programação do evento: (clica para veres)
 
3)    Planta do local:
 
 

Planta – R/C - Vista de cima (percepção da

grandeza do espaço através de algumas medidas)

 

     4)    Fotografias:

 

                  O Edifício antes

        O Evento

 

Rita Silva

 

publicado por TheWriters às 20:31
link do post | comentar | favorito

.TheWriters

Quem somos nós?

Joel Varela

Catarina Figueiredo

Rita Silva

Carla Pereira

Carlos Marques

.Participa!

Para participares clica aqui.

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
17
18
19

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Pesquisa no nosso blog

 

.Arquivo

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.Algumas Fotografias

.Últimos Posts

. Vila Madalena

. Black Eyed Peas

. Participa!

. K'Naan - Dreamer

. MC Sagas

. The Notorious B.I.G.

. Tupac

. Breakdance nos Dedos

. Atum & vandRei Electro Da...

. Montana Factory

. Klit

. O Nosso Projecto

. O dia-a-dia de André Garr...

. VSP/LAU - Fotografias do ...

. O que é a Arte?

.tags

. todas as tags