Terça-feira, 2 de Dezembro de 2008

Movimento HipHop

 

O Movimento Hip-Hop é a organização de várias pessoas em prol de uma mudança significativa para quem precisa, esta é a mudança que o hip-hop deve fazer e através dos seus elementos, demonstrar que está alerta ao que acontece na sociedade cantando (rap), dançando (break), desenhando (grafitti) e dando ritmo (DJ) ao que precisa ser feito para tal transformação. É uma cultura de rua, sem muros que pode ser levada pelo vento da transformação para qualquer parte do mundo.
O poder de transformação do hip-hop a favor do povo do asfalto e da favela precisa ver além das letras e desenhos que buscam retratar a realidade, precisa perceber, olhar directamente para ela, precisa mudar esta realidade que é retratada. O movimento social que faz o hip-hop ser e dizer o que é hoje deve ser defendido e ensinado por seus elementos e colaboradores, que por sua vez devem reconhecer, analisar e descobrir formas de promover as mudanças para aqueles que tanto esperam para fazer parte dela.
A capacidade de auto-organização da periferia é real e notável apesar dela não perceber que a faz tão bem. A auto-organização precisa ser reapresentada e deve ser trabalhada para suprir as necessidades que o grupo tem já que não está acostumado a ter confiança no trabalho que desenvolve, não por falta de vontade, mas assim foi sendo ensinado. Dessa capacidade natural saiu o hip-hop que resiste e fala por essa população, sendo assim a auto-organização para desenvolvimento da periferia é possível e o hip-hop é a voz que deve distribuir essa ideia.
 
Concluindo, "não há cultura hip-hop sem envolvimento com as dificuldades que criaram essa mesma cultura, a forma como se criou e contínua se recriando o hip-hop mostra isso”. Se dizer integrante do hip-hop significa assumir uma postura de mudança da realidade que diz reconhecer, significa colaborar para que essas mudanças sejam feitas realmente, dando poder de analisar os problemas e criar soluções de forma consistente à periferia.
 
Rita Silva
publicado por TheWriters às 20:31
link do post | comentar | favorito

.TheWriters

Quem somos nós?

Joel Varela

Catarina Figueiredo

Rita Silva

Carla Pereira

Carlos Marques

.O Nosso Projecto

Arte nos olhos da rua

Arte Urbana

.Graffiti

.HipHop

.Breakdance

.Participa!

Para participares clica aqui.

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
17
18
19

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Pesquisa no nosso blog

 

.Arquivo

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.Algumas Fotografias

.Últimos Posts

. Vila Madalena

. Black Eyed Peas

. Participa!

. K'Naan - Dreamer

. MC Sagas

. The Notorious B.I.G.

. Tupac

. Breakdance nos Dedos

. Atum & vandRei Electro Da...

. Montana Factory

. Klit

. O Nosso Projecto

. O dia-a-dia de André Garr...

. VSP/LAU - Fotografias do ...

. O que é a Arte?

.A Nossa Escola

.tags

. todas as tags

.Recomendamos...

Os Nossos Colegas e Outros:

Hospital Ideal

JAMB

O Voluntariado

.Quantos já cuscaram?


Contador