Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008

12 Makakos

 

 

Os 12 Makakos são uma das crews mais numerosas e carismáticas do hip-hop em Portugal, num percurso que se aproxima, agora, dos 6 anos, com destaque natural para a evolução e persistência que têm movido pelo breakdance em Portugal. Mas não é só de breakdance que o crew trata. É muito mais autentica a sigla 12M, que explora de Lisboa ao Barreiro, um pouco por todo o país, através dos campeonatos que ganharam até agora, da animação genuína que transmitem, sempre fiel à cultura de rua, para a rua, para o palco, exposta nas paredes, no mic, vinil, etc., em que o objectivo é sempre qualidade, evolução e conhecimento.
 
"12 Makakos é a única crew que tem o seu próprio movimento, que evidencia o que é o hip-hop como cultura, eu sei que o nome é bastante explosivo, mas o trabalho que desempenhamos permitiu-nos deixar os 12 Makakos como referência no hip-hop nacional."
 
Segundo MyStyle, o início desta crew deu-se quando o grupo do Barreiro, e os colegas que tinham participado na primeira Portugal Battle se quiseram unir numa só crew. Anteriormente, já se tinham juntado para dançar na rua, no metro, e até mesmo em festas. Assim, o movimento do grupo b-boys, tinha continuado muito pelos Urban Stills (Estilos Urbanos), já dançavam à dois anos quando decidiram que seria o momento ideal para se juntarem, na segunda edição Portugal Battle, e marcarem uma nova vertente, com uma filosofia muito própria, bem como groove, dança e conhecimentos. MaStyle, um elemento da crew, consegue destacar, entre muitos momentos, a Euro Battle 2007, pois apesar de não terem participado, foi um momento de grande diversão, em que se sentiram mais unidos como um grupo, convivendo com os b-boys que apreciam ver dançar, e trocar conhecimentos.
 
Jayrock, outro elemento do grupo, a crew«12 Makakos surgiu da parceria entre duas crews, Urban Stills de Lisboa e Wild Rockers do Barreiro, que era a minha crew. Eu conheci-os quando eles vieram cá ao Barreiro participar num concurso de break no início de 2001, a partir daí começámos a combinar treinos juntos, depois a aprender uns com os outros e quando demos por isso éramos todos uma só crew e acabámos por ganhar a primeira Portugal Battle em Almada no fim de 2002 a representar a cidade do Barreiro, porque a competição era por cidades. No ano seguinte a competição já era por crews mas não tínhamos nenhum nome para o grupo de doze b-boys que iam participar, então no meio da confusão surgiu o nome 12 Makakos e ficou, em dez minutos enquanto esperávamos pelo cacilheiro para bazar para a battle."
Para Crys, o seu inicio na crew «foi como seguidor», citando que «onde quer que eles estivessem eu estava lá (…) Fomo-nos conhecendo a pouco e pouco… até estar em família.». Crys não esteve sempre ligado a Portugal. Os seus principais marcos de percurso foram na Alemanha, pela arte do Graffiti, uma arte que na sua vida é como o próprio coração e cérebro, funcionando simultaneamente.

  "Nós antes de sermos uma crew de breakdance somos um grupo de amigos (ninguém entra por ser convidado) e cada um de nós tem a sua maneira de ser, os seus gostos, e todos respeitam isso."diz Fidel.

 
baseado numa intrevista à crew
Rita Silva
Um dos artistas, evocados em cima, da crew:
j
 
 
 
 
          
 
 
MaStyle   
publicado por TheWriters às 19:34
link do post | comentar | favorito

.TheWriters

Quem somos nós?

Joel Varela

Catarina Figueiredo

Rita Silva

Carla Pereira

Carlos Marques

.O Nosso Projecto

Arte nos olhos da rua

Arte Urbana

.Graffiti

.HipHop

.Breakdance

.Participa!

Para participares clica aqui.

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
17
18
19

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Pesquisa no nosso blog

 

.Arquivo

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.Algumas Fotografias

.Últimos Posts

. Vila Madalena

. Black Eyed Peas

. Participa!

. K'Naan - Dreamer

. MC Sagas

. The Notorious B.I.G.

. Tupac

. Breakdance nos Dedos

. Atum & vandRei Electro Da...

. Montana Factory

. Klit

. O Nosso Projecto

. O dia-a-dia de André Garr...

. VSP/LAU - Fotografias do ...

. O que é a Arte?

.A Nossa Escola

.tags

. todas as tags

.Recomendamos...

Os Nossos Colegas e Outros:

Hospital Ideal

JAMB

O Voluntariado

.Quantos já cuscaram?


Contador