Sexta-feira, 20 de Março de 2009

Black Eyed Peas

 

Desde que eram um grupo inexperiente dos arredores de Los Angeles, os Black Eyed Peas expelem um intenso espírito hip-hop que atrai as pessoas. Ganharam fãs pelo mundo inteiro com seu estilo inovador de hip-hop, inspirando as pessoas com ritmos soltos, e um espírito positivo e vibração “funkficada”. Em Elephunk, o terceiro álbum do grupo, esse espírito parece estar presente mais do que nunca.
Os Black Eyed Peas Will.i.am, Apl.de.ap, Taboo e Fergie, intitularam o álbum Elephunk para evocar um grande e profundo som de funk. Produzido inteiramente por Will.i.am e Apl.de.ap, o álbum mostra uma mistura de instrumentos ao vivo e batidas tradicionais de hip-hop. Também a mistura, as acrobacias verbais do grupo com uma visão consciente do mundo são características deste álbum.
A música dos BEP sempre foi firmemente ligada ao hip-hop mas sempre com olhos para outras formas de música. Elephunk, mais do que todos os álbuns anteriores, parece transcender a simples caracterização do género, e isso, Will.i.am admite ser intencional, tanto em termos musicais quanto em termos de letras. “Este é um disco de hip-hop mas nós não o começámos com um estilo de hip-hop em mente” diz Will.i.am. “Nós só estávamos a pensar em produzir boas canções, boa música. Nós não queríamos traduzir nas nossas letras nada típico, como ‘O meu estilo é este, e as minhas rimas são assim’. Algumas canções destas características podem ter escapado e entrado no disco, mas estávamos cansados de dizer sempre essas mesmas coisas”.

Elephunk foi gravado em três diferentes fases durante dois anos, começando em 2001. “Nós costumávamos gravar cerca de oito músicas de cada vez,” lembra Will.i.am, “sempre que voltávamos a gravar, eu sentia que estava cada vez melhor, e ao mesmo tempo estava a crescer enquanto produtor. Assim, produzíamos mais oito músicas, e essas oito eram melhores que as oito anteriores. E foi indo, até que terminamos.”

As rimas de Will.i.am são inteligentes e irreverentes, mas o seu trabalho como produtor em Elephunk é do que mais se orgulha. Canções como “Where Is The Love,” com Justin Timberlake, o rap rápido de “
Hands Up”, e o clima Louis Armstrong de “Smells Like Funk”, demonstram não só um ouvido sofisticado para novos sons como uma cabeça para arranjos interessantes e composições consistentes. O talento de Will.i.am está na sua habilidade de moldar instrumentos ao vivo, baterias produzindo um som uniforme, pois sempre teve uma perspectiva musical vasta, e isso está mais claro do que nunca.
 
“A minha motivação como produtor cresceu com certeza,” diz ele. “Eu acho que o meu conhecimento musical cresceu, descobri novas maneiras de manifestar os meus pensamentos e conheço o meu equipamento melhor”.
 
Elephunk também apresenta um novo membro dos BEP, a nativa de Los Angeles Fergie. A cantora conheceu Will.i.am nos shows dos Black Eyed Peas pela cidade, e foi convidada para uma gravação. No estúdio, uma canção transformou-se em três, depois em cinco, até que ela foi convidada para entrar no grupo. Fergie diz sobre a sua experiência que “Este grupo é totalmente aberto para novas ideias e direcções”.
 
Algumas destas novas direcções em Elephunk incluem canções como “Anxiety,” que junta os Black Eyed Peas com a banda Papa Roach, que conheceram em turné. Os dois grupos são muito parecidos diz Will.i.am. “A energia entre nós é palpável. Quando começámos a falar com eles, tivemos uma conversa verdadeira, como se estivéssemos durante anos sentados na paragem de um autocarro”. A canção relata a tensão no mundo de hoje, com lutas pessoais pelas quais os integrantes das duas bandas já passaram.

Contudo, Will.i.am não podia estar mais feliz com o resultado do álbum, e acha que as pessoas estarão abertas para as novas direcções dos Black Eyed Peas. “O público está mais disperto para causas nobres e problemáticas a nível mundial, talvez há dez anos fossem mais desligados, mas a juventude de hoje não é a mesma, são espertos!".
 
 


My Humps - Black Eyed Peas

 

 

Rita Silva

música: my humps
tags: ,
publicado por TheWriters às 22:47
link | comentar | favorito

.TheWriters

Quem somos nós?

Joel Varela

Catarina Figueiredo

Rita Silva

Carla Pereira

Carlos Marques

.Participa!

Para participares clica aqui.

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
17
18
19

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Pesquisa no nosso blog

 

.Arquivo

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.Últimos Posts

. Vila Madalena

. Black Eyed Peas

. Participa!

. K'Naan - Dreamer

. MC Sagas

. The Notorious B.I.G.

. Tupac

. Breakdance nos Dedos

. Atum & vandRei Electro Da...

. Montana Factory

. Klit

. O Nosso Projecto

. O dia-a-dia de André Garr...

. VSP/LAU - Fotografias do ...

. O que é a Arte?

.tags

. todas as tags