Terça-feira, 9 de Dezembro de 2008

Visual Street Performance - Visita ao LAU

Após a primeira visita, feita por mim e em nome do grupo, foi possível elaborar-mos uma análise mais detalhada sobre o mesmo. Daí que:

 

1)    Descrição do espaço/evento:
 
Para podermos descrever o espaço, e principalmente todo evento, é necessário responder a algumas perguntas, perguntas essas às quais me debrucei ao longo da quinzena descobrindo as suas respostas. Essas respostas podem ser descobertas ao clicares nas próprias perguntas.
  1. O que é a GRRAU?
  1. O que é o LAU?
  1. O que é a GAU?
  1. O que é a FAU?
 
Espaço:
O espaço que este evento ocupa é o edifício número 103 da Rua do Norte do Bairro Alto, em Lisboa. Este edifício fora em tempos ocupado pela redacção do jornal histórico A Capital. Longa é a sua história daí até aos tempos actuais. O número 103
 Foi ainda ocupado por um grupo de teatro chamado Artistas Unidos, facto visível no próprio edifício, onde numa das portas do primeiro piso lê-se «Não é permitida a entrada após o inicio do espectáculo». Conta-se ainda a década que permanecera vazio, ao abandono, facto esse visível na degradação do edifício, desde humidades à própria deterioração dos materiais. Hoje, e durante três semanas, desde o dia 27 de Novembro de 2008, é a vez da Visual Street Performance ocupar este espaço, cedido pela autarquia, totalmente renovado e embebido em arte. Depois da arte teatral, chega a arte gráfica, da pintura em tela ao graffiti, do chão às paredes, do tecto às janelas.
Nas fotografias no ponto 4), é visível a diferença entre “o antes e o depois”. Primeiramente tem-se quatro fotografias do espaço antes do projecto, onde é observável o mau aspecto e o abandono do edifício.
 
Evento:
Em relação ao evento tem-se que é uma proposta centrada numa parceria entre a GRRAU e a VSP (Visual Street Performance), sendo um evento de carácter anual cuja edição 2008 se encontra a projectar acontecimentos em vários locais em simultâneo, de forma a dinamizar, numa fase inicial, as iniciativas do Laboratório (LAU).
Ou seja, à semelhança do que já foi desenvolvido para o espaço da Galeria Graça Brandão no Bairro Alto, onde a VSP se instalou em 2005 e 2006, procura-se no espaço da Rua do Norte 103, gerar o mesmo tipo de dinâmica.
O evento VSP deste ano, realizar-se-á entre as datas de 27 de Novembro e 14 de Dezembro, sendo que se projecta, após a sua consecução, dar início a novas actividades de ocupação do espaço dentro dos propósitos específicos da GRRAU, convidando outros intervenientes de forma a gerar a dinâmica descrita no programa.

Está em aberto a possibilidade de fazer o lançamento da iniciativa FAU igualmente através da VSP, sendo que, para tal, se lançaria a iniciativa da melhor forma, gerando o melhor exemplo para acções subsequentes.
 
 
 
2)    Programação do evento: (clica para veres)
 
3)    Planta do local:
 
 

Planta – R/C - Vista de cima (percepção da

grandeza do espaço através de algumas medidas)

 

     4)    Fotografias:

 

                  O Edifício antes

        O Evento

 

Rita Silva

 

publicado por TheWriters às 20:31
link do post | comentar | favorito

.TheWriters

Quem somos nós?

Joel Varela

Catarina Figueiredo

Rita Silva

Carla Pereira

Carlos Marques

.O Nosso Projecto

Arte nos olhos da rua

Arte Urbana

.Graffiti

.HipHop

.Breakdance

.Participa!

Para participares clica aqui.

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
17
18
19

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.Pesquisa no nosso blog

 

.Arquivo

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

.Algumas Fotografias

.Últimos Posts

. Vila Madalena

. Black Eyed Peas

. Participa!

. K'Naan - Dreamer

. MC Sagas

. The Notorious B.I.G.

. Tupac

. Breakdance nos Dedos

. Atum & vandRei Electro Da...

. Montana Factory

. Klit

. O Nosso Projecto

. O dia-a-dia de André Garr...

. VSP/LAU - Fotografias do ...

. O que é a Arte?

.A Nossa Escola

.tags

. todas as tags

.Recomendamos...

Os Nossos Colegas e Outros:

Hospital Ideal

JAMB

O Voluntariado

.Quantos já cuscaram?


Contador